sábado, 12 de setembro de 2009

O que é e como surge a Subluxação?





A prática de Quiropraxia com os ajustes e manipulação das articulações e tecidos subjacentes , particularmente a coluna vertebral corrigem as interferências nos nervos espinhais causados pela Sub luxação, termo este consagrado em 1936 numa convenção na Bélgica, que define que "sub luxação é uma disfunção em uma articulação ou segmento com desalinhamento, é a perda da justaposição articular ou vertebral (desalinhamentos), onde a integridade e função fisiológicas estão alteradas, como conseqüências alterações nos reflexos biomecânicos e neurofisiológicos destas estruturas articulares e/ou dos sistemas do organismo, alterando então o funcionamento e manutenção do corpo humano.


Como ocorrem as subluxações?
A subluxação provoca alterações na informação nervosa entre o cérebro e o nosso corpo como um todo, podendo provocar dor e distúrbios funcionais, físico, visceral e emocional. Estudos mais recentes concluem que a subluxação causa interferência no fluxo axoplasmático, diminuindo fluxo de nutrientes dentro do nervo, isto terá impacto negativo nos tecidos inervados pelo nervo comprometido, causando distúrbios dolorosos, atrofia e inflamação neurogênica.
Com o tempo as subluxações causam degeneração das vértebras e dos discos intervertebrais, causando dores crônicas, hérnias de discos, ciática, artroses, deformidades entre outros.


Por quê, então se manipula e ajusta as articulações da coluna?
Diante do exposto se torna óbvio, o sistema nervoso é formado pelo cérebro, medula espinhal e nervos, a maioria destes nervos trafegam pela coluna vertebral, que é uma região que protege os nervos, entretanto os desalinhamento e subluxações causados pelo cotidiano, podem interferir na informação do cérebro com o nosso corpo, podendo causar falta de saúde, podendo levar a doenças funcionais. Então corrigindo as sub luxações através do ajuste quiropráxico, espera-se a melhora dos sintomas e cura do problema, pois se está tratando a causa e não só o efeito. Um exemplo muito comum são paciente que apesar de estarem fazendo tratamento médico alopático correto, não melhoram.Posso destacar aqui distúrbios de cefaléia, dor no tórax como na região da mama, dores abdominais etc... .


Quem pode realizar os ajustes Quiropráxicos ?
Os profissionais que podem realizar o ajuste Quiropráxicos são os Fisioterapêutas com especialização na área, pois aqui no Brasil a Quiropraxia é reconhecida pelo Coffito (conselho federal de Fisioterapia ) como especialidade do Fisioterapêuta e os Quiropraxistas graduados, entretanto os quiropraxistas no Brasil ainda não são reconhecidos como profissão. Já os Fisioterapêutas são reconhecidos como profissão que cuidam da saúde física das pessoas, através de meios físicos, químicos, manuais e naturais, dentre os destaques nas últimas décadas para técnicas manuais como a Quiropraxia , osteopatia, RPG, Mulligan, maitland, Mckenzie, Cyriax, terapia manual, spinal manipulations, etc...



O que é Fisioterapia Quiropráxica ?
È uma modalidade técnica que utiliza as mãos para tratar de problemas músculos esquelético, emocional e viceral, em alguns países é uma profissão, aqui no Brasil é realizada por fisioterapeutas em sua maioria, técnica esta já desempenhadas por fisioterapeutas há alguns tempo , de cursos não específicos a fisioterapêutas . Oficialmente a Fisioterapia Quiropráxica foi introduzida pelo Dr. Joel Eufrázio através do Instituto Physion, bem como Drª Inês nakashima-Fisioterapêuta, que com seriedade formam profissionais Fisioterapêutas a exercer esta técnica fantástica. Outro que devemos reconhecer foi Dr. Matheus de Souza, DC. também um importante coloborador da quiropraxia no Brasil, ministrou curso para vários profissionais de saúde e inclusive leigos.
O Maior responsável pela introdução da Fisioterapia Quiropráxica é- O Dr. Joel Eufrázio.


Por quê ? ocorrem os " estalos" "Creeck"" na coluna nos ajustes?
 Os estalos são o resultados de uma cavitação da articulação com a liberação de Gas, Co2 e outros, é um resultado ótimo da manobra, esta liberação proporcionará uma melhora da DOR e relaxamento do paciente , entretanto algumas pessoas não estalam com facilidades, pois são hipermóveis, que é um tipo de sub luxação, mas quando não estalam, não quer dizer que o ajuste não foi bem sucedido, isto ocorre numa minoria das pessoas. Pessoas hipermóveis temdem a terem dores principalmente de origem miofacial, com poucas áreas subluxadas, nestes paciente é muito frequente encontrarmos "pontos Gatilhos", nestes casos o tratamento deve ser complementado com outras técnicas de liberação de " Pontos gatilhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo