sábado, 12 de setembro de 2009

QUIROPRAXIA - A ARTE DE CURAR COM AS MÃOS





O EQUILÍBIO DO CORPO PASSA PELAS MÃOS DO FISIOTERAPEUTA



A quiropraxia é uma especialidade da fisioterapia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).



De acordo com a resolução Coffito nº 220, de 23 de maio de 2001, a quiropraxia é uma especialidade do fisioterapeuta. E sem dúvida, esse é o profissional mais qualificado para prática-la, o profissional responde por práticas indevidas ou mal executadas, diminuindo o risco à saúde da população e garantindo o controle ético, moral e social dos que empregam a quiropraxia como especialidade.

Originada do grego que singnifica Quiros=mão e práxis= fazer, então quiropraxia é fazer com as mãos. Trazendo para atuação profissional a Quiropraxia é a ciência, arte e filosofia de tratar os problemas de saúde com as mãos. Entretanto o objetivo da Quiropraxia não é tratar doença e sim equilibrar os sistema nervoso , ajustando as subluxações, sobretudo na coluna vertebral que podem levar a doenças, devido a interferência dos nervos que irão realizar as funções do nosso corpo. Os ajustes da Quiropraxia terão impacto importante nos sintomas dos pacientes pois atuarão na causa do problema.

A Quiropraxia promove a restauração e a preservação da saúde através da facilitação do equilíbrio estrutural, primariamente representado pela Coluna Vertebral, coordenado especialmente pelo Sistema Nervoso. Quando ocorre uma disfunção biomecânica articular, principalmente na coluna vertebral, provocada por uma vértebra subluxada (alteração de posicionamento e mobilidade), a mínima pressão, pode interferir na transmissão do impulso nervoso e a região inervada não responderá com sua plena capacidade de execução da sua função.O ajuste Quiropráxico (aplicação de força, velocidade, direção e região específica) corrige a subluxação vertebral restabelecendo o fluxo de informações neurológicas e a capacidade de auto-recuperação do organismo. Embora a Quiropraxia não utilize medicamentos nem cirurgias, é uma técnica que favorece e estimula a atuação multiprofissional integrativa.


Definição da Abrafiq de Fisioterapia Quiropráxica
A Fisioterapia Quiropráxica é uma especialidade própria da Fisioterapia, que emprega recursos quiropráxicos na Avaliação, no Diagnóstico Cinético Funcional, no tratamento e na prevenção das desordens mecânicas do sistema músculoesquelético e que afetam a função do sistema nervoso e da saúde em geral. A Fisioterapia Quiropráxica objetiva a promoção da saúde através da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajustes e/ou manipulação, principalmente da coluna vertebral.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo