sábado, 12 de setembro de 2009

Como é o tratamento?






O Fisioterapêuta através de uma anamnese irá coletar dados históriocos da dor, como doi, aonde sente dor, piora ao dormir, levantar ao andar etc..., se houver Exame radiológicos o mesmo irá avaliar as condições da coluna vertebral, se não houver exame o Fisioterapêuta poderá solicitar o RX Após isto será realizado exame chamado de Quick scaning que é um teste rápido de avaliação da mobilidade global da coluna vertebral, na seqüência serão realizados testes ortopédicos , testes neurológicos, neurais como Laseg, PKB, Jacksom, Adsom, Edem e outros mais, em seguida será realizado o Motion Palpation, que é um teste dinâmico para averiguar subluxações, será realizado um mapeamento de sintomas e áreas subluxadas encontradas. Após os testes o Fisioterapeuta Quiropraxista irá dar o diagnóstico cinesiopatológico disfuncional e começara os ajustes nas regiões subluxadas , tempo de aproximadamente 30 minutos dependendo do caso, após isto será marcado novas visitas que serão proporcional ao problema, estas visitas dependem da abordagem do problema, podendo ser dia sim dia não, visitas a cada três dias, semanais, quinzenais, mensais, bimestrais e assim por diante, tudo dependerá do distúrbio e vivência clínica do profissional. A quiropraxia pode ser utilizada em qualquer fase do problema, as melhores respostas são na fase Aguda, mesmo com inflamação, como por exemplo numa Hérnia de disco, que quanto mais rápido ocorrer a descompressão do nervo, mais rápido haverá a melhora, isto é muito individual, dependerá da tolerância e gráu de exigência do paciente.
O procedimento terapêutico mais comum aplicado pelo Fisioterapeuta especialista em Quiropraxia é conhecido como “manipulação vertebral”, também chamado de “ajustamento quiropráxico”. O objetivo da manipulação é restaurar a mobilidade articular pela aplicação manual de uma força, direção e velocidade controlada na articulação que se tornou hipomóvel, devido a uma lesão tecidual.
As lesões teciduais podem ser provocadas desde um trauma, em um único episódio, até a elevação inadequada de um objeto pesado, ou esforços repetitivos, ou, má postura, ou sentar-se numa posição inadequada por um período de tempo extenso. Em todos estes casos, os tecidos sofrem mudanças físicas e químicas que podem gerar dor, inflamação e diminuição da função. Manipulação, ou ajustamento da articulação afetada, restaura a mobilidade, diminuindo a tensão tecidual, levando ao alívio da dor e equilíbrio do tônus muscular, permitindo que o tecido se auto-cure.
O ajuste quiropráxico raramente causa disconforto. No entanto, os pacientes pode experimentar alguma dor leve ou contínua após o tratamento (como acontece em algumas formas de exercício), que geralmente se resolve dentro de 12 a 48 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo