domingo, 20 de setembro de 2009

O colchão e o travesseiro podem influenciar na qualidade do sono


Faça a escolha certa e tenha uma noite de sono tranqüila longe das dores na coluna


Macio, mais duro, alto, baixo, de mola, de espuma, antialérgico. A escolha do colchão e do travesseiro vai da preferência de cada um. No entanto, fazer uma opção errada pode comprometer a qualidade do sono e fazer mal à coluna. Passamos praticamente um terço da vida deitados, seja dormindo ou repousando. É nessa hora que a coluna vertebral e toda musculatura do corpo relaxam, os discos intervertebrais se nutrem e se preparam para suportarmos a força da gravidade que atua sobre o corpo no decorrer do dia.


Por isso, a escolha tanto do travesseiro quanto do colchão deve ser feita com bastante cautela. Esta não é uma tarefa fácil. O processo que envolve a compra do colchão geralmente é rápido. Ou seja, não há test drive de colchão e de travesseiro. Você entra na loja, senta, deita por alguns minutos e pronto. Só depois de usá-los por um tempo é que os problemas aparecem.


O colchão
O ideal é trocar o colchão a cada cinco anos, mas por conta do alto custo é quase impossível cumprir esta determinação. Buscar informações sobre o produto antes de comprar pode ajudar. Procure observar se o colchão se adapta bem às curvas anatômicas do seu corpo. Atualmente, já existem colchões com diferentes densidades. As pessoas mais magras e pequenas podem optar por uma densidade menor, já as mais encorpadas devem dar preferência aos de maior densidade.


Um dos maiores problemas relacionados ao colchão e que pode atrapalhar a qualidade do sono são as dores. A posição de dormir pode ter grande parcela de culpa. Mudar de posição durante a noite é normal e saudável. Assim, diminui-se a pressão sobre a parte do corpo que está em contato com o colchão e com o travesseiro. Dormir de barriga para baixo (decúbito ventral)sem um travesseiro posicionado entre o abdome e o quadril é contra-indicado, especialmente para quem sofre de problemas na coluna cervical e lombar. Muitas vezes esta é a causa das tensões musculares e dores de cabeça.


Se esta for a posição da sua preferência tente variar colocando um travesseiro debaixo do abdômen. Ou então: deite de costas (decúbito dorsal) com os joelhos fletidos (dobrados) por 10 minutos antes de se render à posição de costume.


Veja algumas sugestões de posições para repouso que pode amenizar a dor causada pelo colchão. As ilustrações foram extraídas do livro Manual da Coluna:



O travesseiro
A escolha do travesseiro também varia de acordo com o gosto de cada um. No entanto, alguns parâmetros podem ajudar na tomada de decisão na hora da compra. Para saber qual o tipo ideal verifique se na posição lateral o travesseiro tem uma altura que preencha o espaço entre a ponta do ombro e o pescoço. Outra maneira é encostar o travesseiro em uma parede e recostar a cabeça sobre ele. Se a cabeça e o pescoço estiverem alinhados à coluna cervical significa que não estará forçando nem a coluna cervical nem a musculatura, portanto perfeito para dormir.


Os travesseiros muito altos ou são indicados apenas para as pessoas idosas que sofrem de problemas respiratórios ou aquelas que já possuem alguma deformidade fixa na coluna dorsal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Widget by Dicas Blogger e Usuário Compulsivo